Melastomataceae

Miconia robusta Cogn.

Como citar:

Eduardo Amorim; Monira Bicalho. 2022. Miconia robusta (Melastomataceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

118.343,181 Km2

AOO:

132,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Goldenberg et al., 2022), com distribuição: no estado do Espírito Santo — nos municípios Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Juiz de Fora, Lima Duarte, Olaria, Rio Preto, Ritápolis e Tiradentes —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Cachoeiras de Macacu, Itatiaia, Nova Friburgo, Resende, Rio Bonito e Teresópolis —, e no estado de São Paulo — nos municípios Juquiá, Pariquera-Açu, Queluz e São Paulo.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2022
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Monira Bicalho
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é descrita como uma arbusto ou árvore, endêmico da Mata Atlântica, coletada em diferentes fitofisionomias do bioma. Apresenta EOO igual a 103161km², AOO igual a 132km² e mais de 10 localizações condicionadas à ameaças. Apesar dos valores de AOO permitirem a atribuição de uma categoria de ameaça, o valor de EOO, bem como o número de localizações condicionadas à ameaças, superam esse limiar. Adicionalmente, a espécie é encontrada em diferentes Unidades de Conservação. Assim, foi considerada como Menos Preocupante (LC).

Possivelmente extinta? Não
Razão para reavaliação? Other
Justificativa para reavaliação:

Transcorridos mais de 5 anos após a última avaliação da espécie.

Houve mudança de categoria: Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Fl. Bras. 14(4): 270, 1887.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Não
Detalhes: A espécie não possui potencial valor econômico.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree, bush
Fenologia: perenifolia
Longevidade: perennial
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Estacional Perenifólia, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest, 1.5 Subtropical/Tropical Dry Forest
Clone: unkown
Rebrotar: unkown
Detalhes: Árvore de até 5m de altura ou arbusto. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Estacional Perenifólia, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial) (Goldenberg et al., 2022).
Referências:
  1. Goldenberg, R., Bacci, L.F., Caddah, M.K., Meirelles, J., 2022. Miconia. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB106641 (acesso em 05 de setembro de 2022)

Reprodução:

Detalhes: A espécie é hermafrodita, e iterópara.
Estratégia: iteropara
Sistema sexual: hermafrodita
Sistema: unkown

Ações de conservação (4):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que serão contemplados por Planos de Ação Nacional Territorial (PAT), no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território PAT São Paulo - 20 (SP), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João - Mico Leão, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, Área de Proteção Ambiental Serra do Mar, Área de Proteção Ambiental Serra São José, Floresta Nacional de Ritápolis, Parque Estadual da Campina do Encantado, Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Nacional do Itatiaia, Parque Natural Municipal da Lajinha e Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José.
Ação Situação
5.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi avaliada como Em Perigo (EN) na lista oficial das espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA, 2016).
Referências:
  1. SMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, 2016. Resolução nº 57, de 05 de junho de 2016. Lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 07/06/2016, Seção I, pp. 69-71. URL https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/wp-content/uploads/sites/32/2019/05/Resolução-SMA-nz-57-2016.pdf (acesso em 14 de outubro de 2022).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.